31.3.13

CAu Gomez participa de Festival de Ilustração e Literatura

     Salvador sediará I Festival de Ilustração e Literatura
                    O evento terá exposições, oficinas, mesas redondas e lançamento de livros

O I Festival de Ilustração e Literatura da Bahia, que acontecerá entre os dias 02 e 06 de abril, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, reunirá ilustradores, escritores, editores e roteiristas de várias partes do país em Salvador, além de educadores, amantes das artes e interessados. Serão cinco dias de exposições, lançamentos de livros, oficinas teóricas e práticas de ilustração e texto, palestras e mesas redondas sobre produção de texto e imagem, tudo aberto ao público e gratuito.

Acontecerão também atividades abertas ao ar livre como saraus, recitais, contadores de histórias, exposição de livros, desenhos coletivos e intervenções artísticas, no pátio da Biblioteca, também com acesso livre ao público. Ilustradores e escritores renomados como Ana Raquel, Odilon Moraes, Fernando Vilela, Daniel Munduruku, Carlos Ferreira, Gonçalo Júnior, Cau Gomez, Enéas Guerra, Bruno Marcelo, Elizete Lisboa e os argentinos Rebeca Luciani, Ana Inês Castelli e Andrés Goldestein farão parte da programação.


A abertura do Festival acontecerá no dia 02, às 19h, com a exposição coletiva “A História das Cores”, com trabalhos selecionados através de convocatória pública. 


Haverá outras duas exposições no festival, individuais. Uma do artista gráfico e cartunista Cau Gomez, cujo lançamento acontecerá no dia 03, às 20h, na Galeria Pierre Verger, na Biblioteca Pública dos Barris, chamada “Cau Gomez Traço a Traço”. A exposição reunirá caricaturas e ilustrações do cartunista mineiro, residente em Salvador há quase duas décadas, selecionadas pelo próprio artista. A mostra é inédita, composta por cartuns, caricaturas, ilustrações e pinturas em tela das diferentes fases criativas do cartunista, caricaturista e ilustrador Cau Gomez. Esta exposição poderá ser visitada até o final do mês de abril.


A outra exposição individual será da ilustradora argentina Rebeca Luciani e será aberta ao público no dia 02, às 19h, no foyer da Biblioteca Pública dos Barris, e poderá ser visitada até o dia 06.


 Festival contará com sete mesas redondas temáticas


A mesa redonda de abertura do festival terá a participação da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio, do poeta e professor Nelson Maca e do cartunista e ilustrador Cau Gomez, no dia 02 de abril, às 19h. 

Acontecerão outras seis mesas redondas durante o festival. No dia 03, às 14h, o tema será “Estratégias de valorização do livro e estímulo à leitura”, com Elizete Lisboa - professora e escritora, publica livros em braile; a educadora Daiane Silva e o poeta e professor Nelson Maca
No dia 04, às 9h, o tema será “Criação de Roteiro e adaptação de texto literário”, com o roteirista argentino Andres Goldestein, o roteirista gaúcho Carlos Ferreira e o escritor e ilustrador paulista Odilon Moraes.


Já no dia 05, às 9h, haverá a mesa redonda com o tema “Estética: Entre a massificação e a Identidade Cultural”, com a participação do educador e escritor Daniel Munduruku, o psicólogo Fábio Giorgio e o xilogravurista e cordelista Franklin Machado.


“Desafios da publicação e Mercado editorial” será o tema da mesa redonda que acontecerá às 14h do dia 05, com a participação do jornalista e escritor Gonçalo Júnior, a artista plástica Lúcia Rosa e a editora Valéria Pergentino.


No sábado, 06, às 9h, haverá uma mesa redonda sobre “O livro infantil”, com a participação da escritora e ilustradora mineira Ana Raquel, a pesquisadora Mônica Menezes; e o escritor, ilustrador e designer paulista Fernando Vilela.


A última mesa redonda acontecerá também no sábado, 06, às 14h, com o tema “Ilustração: o processo criativo. Com a palavra, o ilustrador”, com a participação do ilustrador e cartunista Cau Gomez, da ilustradora Rebeca Luciani, da ilustradora e artista visual Vânia Medeiros e do ilustrador, editor e designer Enéas Guerra.


Serão oferecidas 12 oficinas práticas gratuitas

Outro grande atrativo do festival será a realização de oficinas gratuitas, com 20 vagas cada. São elas: Oficina de Quadrinhos e ilustrações infantis; Brincando de livro, brincando de braile: Leitura e inclusão; Caminhos Mutantes, livro coletivo; Oficina de Desenho e Construção de Quadrinhos; Contar através da cor; A imagem das palavras, a palavra da imagem; O que é um livro ilustrado; Cartoneirismo, uma prática possível; As linguagens narrativas num livro ilustrado; Roteiro para Quadrinhos; Ilustração Editorial; e Cidade Invisível: Oficina de Colagem. A participação nas oficinas necessita de inscrição prévia, no site www.ilustrafestival.com.br
 
Livros infanto-juvenis ilustrados serão lançados

No dia 03, de 17h às 19h, haverá o lançamento dos livros de Vânia Medeiros: “O que é uma casa?", "De como meninas guerreiras contaram histórias", “12 lâminas e 10 pontes”. Do ilustrador e quadrinista Carlos Ferreira: "Kardec" e "Sertões"; e do cordelista Franklin Maxado: "O que é Cordel"? Às 20h, o cartunista e ilustrador Cau Gomez lançará o livro inédito “O dia em que os gatos aprenderam a tocar jazz”, de autoria de Pedro Henrique.

Já no dia 04, de 16h às 16h30, haverá a leitura do livro "Pé de tudo e mais um Pouco" com Ana Raquel e o percussionista Mau Bless, fundindo sua música com o texto e o ritmo do livro. O livro é uma brincadeira poética com o ritmo e a imagem das palavras. A partir de 16h30, Ana Raquel lançará este livro e mais "Cajaré" e "Ovo". A escritora mineira Elizete Lisboa lançará o livro "Cadê a Monstrinha?


No dia 05, entre 17h e 19h, haverá o lançamento dos livros de Enéas Guerra: "Que Bicho Doido!" e "Vaporzinho"; e de Cau Gomez e José de Jesus Barreto, com “Pastinha, o menino que virou mestre de capoeira”.


Já no sábado, dia 06, último dia do festival, haverá o lançamento de livro de Daniel Munduruku: "Um dia na Aldeia - uma história Munduruku" e "O Caráter Educativo do Movimento Indígena Brasileiro", de 10h30 às 12h.


Já entre 16h30 e 19h, haverá o lançamento dos livros do jornalista Gonçalo Júnior, "Natureza Humana" e "A Morte do Grilo"; e do escritor, artista plástico e ilustrador Fernando Vilela: "Simbá, o Marujo" e "Lampião e Lancelote".


O I Festival de Ilustração e Literatura é uma realização do Movimento Contínuo e um dos projetos selecionados no edital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.



Serviço:
I Festival de Ilustração e Literatura da Bahia - De 2 a 6 de abril de 2013
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca Central dos Barris)
Contatos: (71) 9254-1972 e 8810-2306 / Rogério Ferrari e Flávia Bomfim
Saiba mais em www.ilustrafestival.com.br

Nenhum comentário: